Imagem site maiestas 2024.jpg

O Futebol e a Gestão do seu negócio

 

Em época de Copa do Mundo, compartilhamos este artigo que faz um paralelo entre uma competição esportiva e a Gestão do seu negócio.

 

São inúmeras as comparações que podemos fazer entre o futebol e outros esportes coletivos com a Gestão Empresarial, citaremos algumas técnicas que são bastante comuns entre eles.

 

1ª Planejamento Estratégico: Embora seja uma competição, onde o objetivo em comum é ser campeão, sabemos que muitas vezes, algumas equipes ou algumas empresas, não almejam o título ou a liderança de mercado, e sim chegar até determinada fase, por exemplo, ou atingir determinado número de vendas, onde na verdade, podemos traduzir isso, como superar a si mesma, ou quebrar o seu próprio recorde.

Isso, em hipótese nenhuma, significa descrença em seu negócio, ou falta de ambição. Isso quer dizer, que tem consciência do seu tamanho e de suas limitações.

O mais importante nesta etapa, é saber onde se quer chegar e perseguir esse objetivo de maneira consciente e que todos os envolvidos estejam alinhados.

 

2ª Convocação de Jogadores: Recrutamento e Seleção. Quanto mais jogadores bons no seu time, mais ele será forte, e em consequência atingirá seus objetivos, por isso faça uma escolha criteriosa dos seus comandados. Analise se quem realmente faz parte da sua equipe, está nela por méritos e não por outros motivos.

 

3º Treinamento: O treinamento de atletas ou de seus funcionários, é indispensável e primordial para que a equipe seja forte, quanto mais disciplina e a aplicação nos treinamentos, mais alto será o seu resultado, observe os atributos individuais de cada um e coloque-os na posição que ele use em sua plenitude suas habilidades.

 

4ª Preleção: Lembrem-se que foi feito um Planejamento, temos os melhores jogadores, e esses jogadores foram treinados, portanto, as coisas não podem ser feitas de qualquer jeito, temos que seguir, os objetivos e metas definidos no planejamento da sua equipe, lembrando que tudo pode ser mudada, de acordo com a necessidade, por isso, devemos observar o mercado e ficarmos atentos nas suas tendências, porém, não podemos  nos fixar a estratégias de outras pessoas, porque deram certo em outro time, cada empresa, ou cada time, tem suas próprias características, por isso, é importante tentarmos inovar, de maneira a surpreender seus concorrentes, ou adversário. Não bastam apenas as ferramentas para usar e sim uma boa cabeça com foco em inovação para ousar.

 

5ª Hora do Jogo. 1º Tempo: Agora vamos ver se tudo o que foi definido no planejamento estratégico, surtirá efeito na prática, para isso, é importante observarmos através de relatórios de acompanhamento e avaliação de desempenho, se os processos que foram definidos e implantados, e se os funcionários / atletas em suas funções, desempenhando dentro do esperado. É nessa hora, que devemos identificar as falhas e erros e através disso, alinharmos a rota, para não desviarmos do nosso foco principal, temos que ter em mente também, aquilo que está dando certo, porém, não exaltando nossas qualidades parciais, pois quem tem que se preocupar nas as suas qualidades é a concorrência.

 

6ª Hora do Jogo. 2º Tempo: Conseguiu identificar as falhas? Essa é a hora de mudar, sem medo, passando confiança para o jogador que vai entrar no jogo e não podemos deixar de agradecer a quem está sendo substituído, pois embora, ele não tenha alcançado o resultado esperado hoje, amanhã ele pode fazer a melhor partida da sua vida, jogando neste mesmo time, devemos mostrar que dependemos dele e ele do restante do time, pois quando almejamos a vitória, ela será de todos, assim como a derrota. Isso deve ser feito até encontrarmos a melhor forma de atuação do time.

 

E esta analogia, não deve ser aplicada apenas em Gestão de Pessoas, mas também no Planejamento Estratégico, Plano Orçamentário, afinal, por mais cuidado que tomamos ao elaborar a nossa missão e visão, estamos em uma época, onde tudo é muito dinâmico, que pode mudar de forma muito rápida, e devemos estar atentos para nos adequarmos.

 

Quando você está liderando o seu time, o ideal é tentar manter somente aquelas pessoas que estão dispostas a suar a camisa e mostrar para todos que o time irá lutar com toda a garra e determinação para uma manutenção ascendente.

 

Com estas técnicas, aplicadas na sua empresa, com certeza o sucesso será obtido.

 

Sua empresa será reconhecida e alcançará fidelidade esperada pelo do mercado.

 

Aumentado sua dedicação e aplicação em técnicas mais complexas, os resultados poderão tornar-se maiores e surpreendentes.

 

O importante para o crescimento, é sem dúvida, o alinhamento, planejamento e compromisso de todos os envolvidos no processo. Contem com a MAIESTAS CONSULTORIA, para ajudarmos na organização da sua empresa.

 

 

Dezembro, 2022